Blogger blog…

Uma das coisas que eu mais faço no meu trabalho é escrever sobre física, faço constantementes revisões e uma boa parte delas poderiam virar posts para esse blog. Um grande problema (e que eu já tentei contornar de diversas formas) é a dificuldade de converter as equações em Latex para html.

Existem algumas ferramentas disponíveis online, tipo o Latex2WP do Luca Trevisan, mas essa alternativa não é algo que me anima muito. O wordpress também oferece uma low-budget conversão dos códigos em Latex (e eu já o usei em outros posts aqui), mas não acho o resultado muito satisfatório. Finalmente, se eu resolvesse pagar um versão business do wordpress eu poderia usar pluggins e instalar o mathjax aqui – algo que definitivamente não farei.

Além disso, eu admito que desde o começo fui completamente randômico no conteúdo que escrevia aqui o que me impediu de desenvolver uma audiência mais fiel (o que não é um problema, já que não vivo disso e escrever é muito mais uma distração). De todo modo, artigos completamente aleatórios não ajudam.

Por isso resolvi começar um novo blog com um ar mais profissional no blogger:

Amplitudes

Os aspectos mais distintos serão:

  1. Os artigos mais serios.
  2. Maioria dos posts serão em portugues. Posts relacionados aos meus artigos serão em inglês – é muito mais simples retirar trechos do artigo e publicá-los no blog. Além disso, eu noto que existe uma grande necessidade de blogs de física e matemática na lingua portuguesa. Finalmente, eu detesto o processo de revisão das coisas que eu escrevo, então a chance de cometer erros em português é (marginalmente, pois os erros são bem comuns) menor que em inglês. De toda forma, eu ainda tenho uma grande quantidade de notas em inglês, e pelo menos nos próximos meses planejo publicá-las online.

Quanto ao blog atual, eventualmente posso escrever uma coisa ou outra por aqui, mas não será o meu foco.